sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Novo Ano Letivo

Quando se fala em novo ano letivo, pensamos em volta às aulas!

Bateria recarregada, turma nova, alunos novos, novo planejamento e um monte de idéias.

Para começar, é muito importante que esses alunos sejam estimulados sempre. E para começar, por que não fazer diferente ? Vamos iniciar com aulas de artes ao invés da tradicional redação falando como foi as férias, os alunos vão amar, pois eles adoram criar.

1º passo - Uma conversa informal para que todos se conheçam e logo em seguida pedir que observem a sala de aula .

2º passo - A professora passa a direcionar a situação, sugerindo a decoração da sala com cartazes, elaboração de regras, palavras mágicas, calendários ... , decorados por eles.

3º passo - A professora sugeri que eles escolham o tema para a decoração (flores, corações, ursinho ou ...) um tema de fácil acesso para que o professor possa disponibilizar o material. Coloque o tema em votação para facilitar.

4º passo - Escrever o cabeçalho na lousa e fazer anotações das regras ou combinados criados por eles. Cada aluno irá sugerir o que é e o que não é permitido dentro da sala de aula.(+ ou -) dez de cada.

5º passo - Pedir que todos anotem em seu caderno essas regras e faça uma ilustração usando a criatividade. Não esquecer do tema.

6º passo - Formar grupos e separar cartazes por grupo.

7º passo - Em casa pesquisar figuras relacionadas com o tema e trazer .

8º passo - Separar a turma em seus grupos e distribuir os cartazes pré elaborados pela professora(escrito, e com margem) e pedir e façam a decoração.(Melhor fixar os cartazes no mural ou quadro para facilitar sua decoração).

9º passo - Confecção e montagem do mural.

10º passo -Depois dos cartazes pronto e fixados no local adequado, usar o material trazido pelos alunos para a decoração do mural da sala e pedir que cada um faça uma frase de boas vindas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO FAZER UMA VISITA, ESPERO PODER AJUDAR. DEIXE UM RECADINHO TÁ?
SEJA BEM VINDO!