domingo, 11 de julho de 2010
Meio Ambiente
Ementa:
Discussão sobre o alagamento que atingiu a comunidade e providências emergenciais em relação ao meio ambiente;
Apresentação de vídeos de conscientização em relação as queimadas,desmatamento e os desperdícios;
Conscientização da coleta de lixo seletivo, reciclando e evitando que este lixo vá para os bueiros e rios, evitando assim, que a água escoe provocando alagamentos e grandes enchentes;
Ações a ser realizada: coleta seletiva de lixo, oficina de reciclagem, apresentação de slide realizado pela turma durante todo projeto.
Objetivo Geral:
Desenvolver no aluno atitude de reflexão e conscientização pra que ele possa ter uma visão crítica dos acontecimentos, contribuindo para os cuidados que devemos ter com o meio ambiente;
Despertar no aluno o sentimento de solidariedade e amor a si mesmo e ao próximo;
Estimular os alunos quanto as questões éticas, e o envolvimento com o meio ambiente.
Objetivo Específico:
Trocar conhecimentos, discutindo sobre a enxurrada que atingiu o Rio de Janeiro, causando vítimas em várias partes da cidades;
Registrar os danos causados pelas chuvas em sua comunidades;
Perceber a causa dos problemas, buscando soluções para o mesmo.
Público – Alvo :
Alunos do ensino fundamental – 8º e 9º ano de escolaridade
Mapa Conceitual:
Teoria de aprendizagem:
Após discussão e conscientização do problema, os alunos irão perceber que precisam se unir, buscando conhecimentos extras na intenção de possíveis soluções para os problemas atuais e futuro. A partir das ações realizadas na comunidade escolar, terão exemplos a serem dados no seu dia a dia e através de pequenos gestos, irão se organizar, resolvendo por etapa cada parte do problema, tendo o professor como seu orientador.
Estratégias:
Assistir o vídeo, conscientizando os alunos, onde eles irão perceber a importância dos cuidados com o meio ambiente;
Confeccionar cartazes, para que todos joguem seu lixo no lixo, mantendo a escolar e as ruas limpas.
Solicitar através de ofício a limpeza do valão e rio que passa pelo bairro;
Campanha de mudas de plantas, simbolizando o reflorestamento, onde cada aluno possa plantar sua muda em um lugar já reservado para o plantio;
Vídeos de oficinas de reciclagem estimulando-os para a criação de uma oficina de reciclagem;
Coleta seletiva (assistir vídeo da coleta seletiva), prepara latões com os símbolos da coleta seletiva;
Preparar material para reciclagem;
Realização da oficina de reciclagem, confecção de material reaproveitando o lixo;
Todo processo será fotografado e filmado por uma equipe de alunos responsáveis para esta função;
No laboratório de informática com o auxilio da Orientadora tecnológica preparar slide e vídeo para a apresentação;
Exposição de fotos das etapas do projeto;
Exposição dos trabalhos produzidos nas oficinas;
Apresentação do trabalho realizado pelos alunos para a comunidade escolar e responsável.
Avaliação:
A avaliação será realizada através da participação individual feita pelo aluno envolvido e observada pelo professor , e do desenvolvimento do grupo na realização de suas tarefas dentro do projeto, culminando com a apresentação realizada pelo grupo no DataShow.
Fonte de Pesquisa:
Vídeos assistidos e sites pesquisados para o desenvolvimento do trabalho:
http://www.youtube.com/watch?v=_zxhH0yY0xw
http://www.suapesquisa.com/o_que_e/coleta_seletiva.htm
http://www.apoema.com.br/OFICINADERECICLAGEM.htm
http://www.youtube.com/watch?v=_Ix6q7qSsfc&NR=1
http://www.ambiente.sp.gov.br/destaque/coletaseletiva.htm
http://www.infoescola.com/ecologia/reflorestamento/
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Passei por aqui gostei, principalmente das palavras colocadas no seu perfil. Sinceridade e demonstraçao de força e amor pelo seu trabalho. Bjs.Adenilze
ResponderExcluirObriga, copiei um projeto do sue blog para fazer um trabalho na faculdade!
ResponderExcluirSara.