domingo, 11 de julho de 2010

Meio Ambiente



Ementa:

Discussão sobre o alagamento que atingiu a comunidade e providências emergenciais em relação ao meio ambiente;
Apresentação de vídeos de conscientização em relação as queimadas,desmatamento e os desperdícios;
Conscientização da coleta de lixo seletivo, reciclando e evitando que este lixo vá para os bueiros e rios, evitando assim, que a água escoe provocando alagamentos e grandes enchentes;
Ações a ser realizada: coleta seletiva de lixo, oficina de reciclagem, apresentação de slide realizado pela turma durante todo projeto.

Objetivo Geral:

Desenvolver no aluno atitude de reflexão e conscientização pra que ele possa ter uma visão crítica dos acontecimentos, contribuindo para os cuidados que devemos ter com o meio ambiente;
Despertar no aluno o sentimento de solidariedade e amor a si mesmo e ao próximo;
Estimular os alunos quanto as questões éticas, e o envolvimento com o meio ambiente.

Objetivo Específico:

Trocar conhecimentos, discutindo sobre a enxurrada que atingiu o Rio de Janeiro, causando vítimas em várias partes da cidades;
Registrar os danos causados pelas chuvas em sua comunidades;
Perceber a causa dos problemas, buscando soluções para o mesmo.

Público – Alvo :

Alunos do ensino fundamental – 8º e 9º ano de escolaridade

Mapa Conceitual:



Teoria de aprendizagem:

Após discussão e conscientização do problema, os alunos irão perceber que precisam se unir, buscando conhecimentos extras na intenção de possíveis soluções para os problemas atuais e futuro. A partir das ações realizadas na comunidade escolar, terão exemplos a serem dados no seu dia a dia e através de pequenos gestos, irão se organizar, resolvendo por etapa cada parte do problema, tendo o professor como seu orientador.

Estratégias:

Assistir o vídeo, conscientizando os alunos, onde eles irão perceber a importância dos cuidados com o meio ambiente;

Confeccionar cartazes, para que todos joguem seu lixo no lixo, mantendo a escolar e as ruas limpas.

Solicitar através de ofício a limpeza do valão e rio que passa pelo bairro;

Campanha de mudas de plantas, simbolizando o reflorestamento, onde cada aluno possa plantar sua muda em um lugar já reservado para o plantio;

Vídeos de oficinas de reciclagem estimulando-os para a criação de uma oficina de reciclagem;

Coleta seletiva (assistir vídeo da coleta seletiva), prepara latões com os símbolos da coleta seletiva;

Preparar material para reciclagem;

Realização da oficina de reciclagem, confecção de material reaproveitando o lixo;

Todo processo será fotografado e filmado por uma equipe de alunos responsáveis para esta função;

No laboratório de informática com o auxilio da Orientadora tecnológica preparar slide e vídeo para a apresentação;

Exposição de fotos das etapas do projeto;

Exposição dos trabalhos produzidos nas oficinas;

Apresentação do trabalho realizado pelos alunos para a comunidade escolar e responsável.

Avaliação:

A avaliação será realizada através da participação individual feita pelo aluno envolvido e observada pelo professor , e do desenvolvimento do grupo na realização de suas tarefas dentro do projeto, culminando com a apresentação realizada pelo grupo no DataShow.

Fonte de Pesquisa:

Vídeos assistidos e sites pesquisados para o desenvolvimento do trabalho:

http://www.youtube.com/watch?v=_zxhH0yY0xw

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/coleta_seletiva.htm

http://www.apoema.com.br/OFICINADERECICLAGEM.htm

http://www.youtube.com/watch?v=_Ix6q7qSsfc&NR=1

http://www.ambiente.sp.gov.br/destaque/coletaseletiva.htm

http://www.infoescola.com/ecologia/reflorestamento/

2 comentários:

  1. Passei por aqui gostei, principalmente das palavras colocadas no seu perfil. Sinceridade e demonstraçao de força e amor pelo seu trabalho. Bjs.Adenilze

    ResponderExcluir
  2. Obriga, copiei um projeto do sue blog para fazer um trabalho na faculdade!
    Sara.

    ResponderExcluir

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO FAZER UMA VISITA, ESPERO PODER AJUDAR. DEIXE UM RECADINHO TÁ?
SEJA BEM VINDO!