quinta-feira, 14 de abril de 2011

COMBATENDO A DENGUE

Projeto: Combate à Dengue


Justificativa: 

  • Diante do grande número de vítimas  da dengue, que ocorre todos os anos, precisamos conscientizar nossos alunos no combate contra à dengue, para que eles possam mobilizar todos a sua volta, nesta luta contra este pequeno mosquito que causa tanto mal.
 Objetivo:
  • Conscientizar os alunos contra a prevenção da Dengue.
  • Mobilizar os alunos e comunidade escolar no combate à Dengue
  • Compreender o processo do ciclo de vida do mosquito
  • Alertar os alunos sobre os principais sintomas da Dengue
 Desenvolvimento:

  •  Vídeos de conscientização, jogos em flash com atividades de combate à dengue, caça-palavras, leitura e interpretação.
Vídeos:


 Atividades:

Leitura e Interpretação: 
  
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, contaminado após ter picado uma pessoa doente. Há basicamente dois tipos de dengue: a clássica e a hemorrágica. Geralmente, quando contaminado pela primeira vez, o indivíduo contrai a dengue clássica. Em uma segunda contaminação, existe um risco maior de contrair a dengue hemorrágica, que é muito mais grave e pode levar à morte.
Os sintomas aparecem de 3 a 15 dias após a contaminação. Na dengue clássica, os principais sintomas são: febre elevada, dores musculares e nas articulações, dor atrás dos olhos e dor de cabeça intensa. Pode, ainda, haver sangramento gengival e nasal, manchas vermelhas pelo corpo e falta de apetite. Na dengue hemorrágica, os sintomas são os mesmos; no entanto, quando a febre acaba, começam a surgir sangramentos, a pressão cai, os lábios ficam roxos, a pessoa sente fortes dores no abdome e fica ora agitada, ora sonolenta – sinais de que a pessoa está entrando em choque. É este choque que leva a pessoa à morte na dengue hemorrágica.
Se a pessoa mora em uma região epidêmica ou se soube que pessoas na vizinhança contraíram a dengue, ela deve procurar um médico ou um posto de saúde para obtenção de orientação médica. O tratamento deve ser à base de repouso e de reposição de líquidos. Assim, a pessoa contaminada deve tomar muita água, sucos e ingerir frutas e verduras frescas. Para dor e febre,  deve tomar um analgésico-antitérmico à base de paracetamol. Medicamentos à base de ácido acetilsalicílico devem ser evitados, pois aumentam os riscos de sangramento.
Responda:
O que é Dengue?

Quais os tipos de Dengue e quais são as diferenças?
 
Qual o tipo de tratamento para à Dengue?

Como prevenir a Dengue?
 Avaliação:
  • Criação de mural na escola e organização de um  multirão de combate à Dengue na comunidade escolar e ao redor. 
Fonte:
http://www.py2gea.com.br/saude%20e%20cia/dengue.html
http://www.suapesquisa.com/cienciastecnologia/dengue.htm

Um comentário:

  1. Olá! Meu nome é Rérida, gostei do seu cantinho! Venha me visitar! reridamaria.blogspot.com
    Bjs...

    ResponderExcluir

QUE BOM QUE VOCÊ VEIO FAZER UMA VISITA, ESPERO PODER AJUDAR. DEIXE UM RECADINHO TÁ?
SEJA BEM VINDO!